5 marias

Paris. 2005-2006.

20.1.07

Saint Martin P&B

Ela aceitou sair do cafofo por um café quente. Vestiu o casaco de cinco quilos e suou 15 minutos no metrô. Na Republique, a amiga alemã aguardava vestindo jeans e all star. Está acostumada ao frio maldito, claro. Ao chegar no Canal, fica surpresa. Dois meses atrás, tudo era incrivelmente verde. A água, as árvores, a ponte, as alfaces do China. Agora, tudo era pálido. As árvores, mortas, emaranhadas. Morreram para sempre, pensou.
No café, pediu o mais barato, o de sempre, com a água que vem no copo sujo. Conversaram e, meia hora depois, já estava noite. São cinco da tarde, quem diria. Na Alemanha é pior, diz a outra. De repente, ela olha para a janela e vê. Ela vê!
Coisinhas brancas caindo! Sim! Flocos de neve! E abre um sorriso impróprio. A outra pára a frase na metade, não entende a súbita alegria da amiga.
- Neve! Neve! Você está vendo?
- A alemã: sim, e?
- Eu nunca vi neve!
- É verdade! Vamos sair!
E a chuva de flocos aumenta. Cinco minutos depois, o mundo está branco. As árvores secas, as calçadas sujas, a rua, a pequena ponte. Menos a água do canal, preta, e o céu, idem. Preto e Branco e ela de cachecol vermelho, pulando e gritando: Neve!
As pessoas olham e perguntam:
- Ela é louca?
A alemã responde prontamente:
- Não! É brasileira. – E tira uma foto.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ok, acabei com a greve.
Vcs são umas chatas.

9:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

D., conta da nossa entrada mais do que chiquetééééérrima no hotel em Monaco!! Com direito a toalinhas descartaveis...bordadas!!!

11:39 AM  

Postar um comentário

<< Home

Contador de visitas
Contador de visitas