5 marias

Paris. 2005-2006.

30.5.07

Causes & Coincidências

Entrou no trem das 17:56 em Saint Lazare. Rotina. Mesmo vagão, banco do canto, mp3 nas orelhas, livro de poesia francesa marcado na pagina 11 com recibo de supermercado (Fran Prix DaGuerre, 1 coca, 1 sandwiche crudités ). A fome batendo e o pensamento na geladeira vazia. Torce por um pedaço da quiche do almoço. Os trilhos balançam as letras, ela não se concentra nos versos. Qualquer palavra é motivo para fugir e pensar na sobremesa da tia, no amigo artista-manco que mudou para a Espanha, nos lençóis que ainda não passou, no projeto de mestrado, se a Fulana já casou e finalmente em: como será o seu próprio casamento? Sim, foi longe demais. Já estava quase em casa. Guarda o livro. O celular vibra. “Amiga” piscando no visor. Atende em português. Um rapaz, ao lado, se emociona com sua fala e, pergunta, sem hesitar:

“Desculpe, eu te ouvi falando português. Você é brasileira?”
“Sim.”

“Eu sou Fulano, francês, mas falo português porque morei no Brasil, na cidade XWZSYH, no Estado FFGHU, perto de HHHI”.
Ela fica sem ar, recupera-se e: “Eu também morei em XWZSYH, no FFGHU, perto de HHHI.
Mas eu estudei lá no ano de XX65”
Ele: “Eu também!”
O trem pára.
“Como a gente não se encontrou antes?”
Descem.
“Você mora aqui?”

Três “Eu também” depois, Ela tem vontade de gritar para Deus: O QUE É ISSO?
Acessa mentalmente o Google: Brasil, 186 milhões de pessoas, 8.456.510 km², 5.560 municípios. França, 63 milhões, 547 028 km², 6.782 communes. Sete dias depois, eles se reencontram no trem, à noite e ao acaso. Coincidência exagerada, absurda mesmo. Parece história de filme. É.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ma chère dêdê!!!!! cada vez mais fico com saudades de vc, das nossas conversas e da sua sensibilidade!!!! me emocionei demais com essa ultima história, não por ser tao próxima, mas cada palavra tua me emociona, traz-me lembranças desse tempo doce em que nos conhecemos!!!! GROS BISOU

5:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Como eu tenho um problema com senhas...para variar não tenho nem idéia de qual é a minha aqui!!!kkk Então vai como anônimo!!! Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei essa!!!! E como sinto saudades desse nosso tempo!!!! Quanta diversão, quantas risadas, quantas lágrimas, quantos "puta meeerda"!!!! Enfim...vamo q vamo...o q interessa é essa amizade maravilhosa que ficou entre a gente!!! Amo todas vcs!!! E continuo esperando a minha história do aeroporto!!! Bjos fiotes!!!

3:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah...o anônimo aí é a Ludlouca!!!hehe

3:59 PM  

Postar um comentário

<< Home

Contador de visitas
Contador de visitas